Претражи овај блог

Основни подаци о мени

Моја слика

Campo Belo São Paulo, São Paulo, Brazil

...As you read about Bosnia and Kosovo in your daily newspapers I remind you of the words of Socrates spoken at his trial in his own defence: "I do not know what effect my accusers have had upon you gentlemen but for my own part I was almost carried away by them; their arguments were so convincing. On the other hand scarcely a word of what they said was true."....

петак, 02. децембар 2011.

Os sérvios de Kosovo não se tornarão cidadãos da Rússia : Voz da Rússia

Os sérvios de Kosovo não se tornarão cidadãos da Rússia : Voz da Rússia

Os sérvios de Kosovo não se tornarão cidadãos da Rússia

1.12.2011, 21:37
© Colagem "Voz da Rússia"
Imprimir enviar por E-mail Postar em blog

Os sérvios de Kosovo não se tornarão cidadãos da Rússia mas continuarão a receber o apoio de Moscou. O ministério do exterior da FR respondeu oficialmente ao pedido de cidadania russa de 22 mil sérvios de Kossovo. Lembramos que no início de novembro esse pedido foi entregue à embaixada da FR em Belgrado.

Considerando que semelhante pedido não pode ser atendido por força de normas da legislação russa sobre cidadania, Dmitri Medvedev ordenou intensificar o apoio prestado aos sérvios de Kosovo em outras formas, disse em entrevista em Moscou o representante oficial do ministério do exterior da FR, Aleksandr Lukachevitch.

Segundo ele, em particular, foi decidido prestar ajuda humanitária aos sérvios de Kosovo. O primeiro avião do ministério para situações de emergência da Rússia, levando gêneros alimentícios e artigos de primeira necessidade já foi enviado à Sérvia. Agora, cumprindo as indicações do presidente da Rússia, forma-se uma coluna com mais uma remessa de carga humanitária, assinalou o representante oficial do ministério do exterior.

Inicialmente eu encarei a iniciativa dos sérvios de Kosovo como um gesto mais simbólico do que político: como expressão da confiança na Rússia e descontentamento com a política de Belgrado. Neste sentido a petição cumpriu sua missão, disse em entrevista à Voz da Rússia o redator-chefe da edição da internet sérvia Novo pensamento político sérvio, Dgordge Bukadinovitch.

A posição da Rússia em relação a Kosovo permanece firme de de princípios e não há no mundo outro país que tenha apoiado tão consequentemente a Sérvia nesta questão. E isto apesar de as autoridades em Belgrado não serem sempre coerentes e submeteram-se à pressão do Ocidente. Por outro lado, como declarou outrora o ministro do exterior russo Serguei Lavrov, nós não podemos ser mais sérvios do que os próprios sérvios. E esta frase deve ser interpretada literalmente.

Considerando as profundas ligaçoes culturais, históricas e religiosas entre nossos povos, e considerando em que condições difíceis vivem agora os sérvios de Kosovo, talvez, uma parte deles ficará decepcionada com a decisão da Rússia, mas tudo isto não significa que Moscou abandonará ao seu destino os sérvios de Kossovo e deixará de ajudar Belgrado na luta pela integridade territorial do país. Existem formas e modos diferentes de apoio, que a Rússia pode usar e já usa há muito tempo.

Deve-se reconhecer que os Sérvios de Kossovo e Metokhia esperavam um pouco mais, diz Marco Iakchitch, vice presidente da Skupchina, união de comunidades sérvias de Kossovo e Metokhia.

Sobretudo porque, a julgar pelos últimos acontecimentos, Belgrado cada vez se interessa menos por Kossovo e sérvios que vivem na região. Com a cidadania russa os sérvios de Kosovo sentir-se-iam muito mais protegidos, porque a Rússia é um estado forte e prestigiado. No entanto nós continuamos a lutar por Kossovo e esperamos o melhor. Em todo caso nosso povo é grato à “Mãe Rússia”, por tudo o que ela fez para Kosovo e Metokhia. Em todo caso ela fez muito mais do que nossa pátria Sérvia, infelizmente.

No entanto o número de sérvios, que querem receber a cidadania russa, ultrapassou a marca dos setenta mil. A eles se uniram também os refugiados sérvios de Kosovo, que se encontram em Montenegro e descontentes com as ações das autoridades locais para normalizar seu status.

Mais sobre este tema

Нема коментара:

Постави коментар